Os serviços analíticos prestados pelo LATAM estão orientados para as necessidades dos clientes em atender legislações específicas no âmbito trabalhista e ambiental, utilizando para tal procedimentos padronizados e focados no tripé – QUALIDADE ANALÍTICA, PRAZO DE ENTREGA DE RESULTADOS E PREÇOS COMPATÍVEIS.

Entre os serviços desenvolvidos destacamos:

Toxicologia ocupacional

Monitorização biológica – serviço analítico de apoio à Medicina Ocupacional, mais especificamente relacionado à mensuração de indicadores biológicos de exposição atendendo à monitorização biológica dos trabalhadores com base no quadro I da NR-7.

Monitorização ambiental – atividade de amostragem e quantificação de agentes químicos em ambiente laboral, com a finalidade de complementar informações do PPRA (NR-9) com base nos indicadores da NR-15 (Operações Insalubres), e consequente geração de relatórios de insalubridade conforme consta na norma.

Análises ambientais

Análise e amostragem de água para consumo humano – serviço analítico voltado á quantificação de analitos enquadrados na legislação pertinente aos critérios de potabilidade (Portaria 2914/11).

Análise e amostragem de água superficiais e efluentes líquidos – portifólio de análises relacionadas à caracterização de efluentes líquidos para o adequado descarte em corpos líquidos (CONAMA 357/2005 e 430/2011).

Análise e amostragem do ar interior (Qualidade do ar interior) – procedimentos analíticos voltados à caracterização da qualidade do ar tratado para conforto, em atendimento à Resolução 09/2003 – ANVISA.

Análise de solo e águas subterrâneas – conjunto de métodos analíticos disponíveis para o monitoramento da contaminação por vazamento de tanques subterrâneos de gasolina e óleo diesel em estabelecimentos de comercialização e armazenamento de combustíveis (CONAMA 273/2000).

Análise de efluentes gasosos – atividade analítica de amostragem e quantificação de analitos em efluentes gasosos, oriundos da combustão de combustíveis em caldeiras ou dutos de exaustão de processos industriais (CONAMA 382/06 e 436/11, SEMA 16/14).